domingo, 1 de março de 2009

Volta às aulas


Volta às aulas uma incógnita


O primeiro dia de aula do ano é um acontecimento singular. É uma mistura de euforia , ansiedade, expectativas, preocupações, medo do novo... É reencontro de colegas, novas amizades, curiosidade sobre os estudos, promessa de estudar mais...

Aulas chatas, professores exigentes, colegas “insuportáveis” podem ser preocupações menores. Afinal, quantas decisões de vida, convicções existenciais, projetos de vida são construídos no ambiente da sala de aula. É também o grande ensaio da convivência social, fazendo das diferenças uma riqueza e não um fardo.

A sala de aula também é um lugar para alimentar os sonhos, motivar para um projeto de vida, criar um ambiente de confiança e respeito às diferenças de cada um. Sugerimos algumas dicas para trabalhar estas questões.

Pois nós da EEEMJBC propomos alguns subsídios com a intenção de contribuir e fazer da volta às aulas um ato de entusiasmo, com educadores acreditando em seus projetos e estudantes renovando a confiança na vida e na construção de uma nova sociedade.
Dica, seja estudante e não aluno. Qualquer um que se matricule em uma unidade escolar é um aluno, mas nem todos são estudantes. Ser estudante exige renuncias, dedicação e acima de tudo responsabilidade.

O reinício das aulas é marcado por expectativas, sobretudo em relação ao reencontro com os amigos e às novas amizades. Vamos fazer de tudo isto a mola propulsora que nos leve a fazer de 2009 um ano de realizações e sucessos para alunos e professores.