sábado, 28 de fevereiro de 2009

Emeta de aula de filosofia da 1ª serie regular

Plano de aula de filosofia
Governo do Estado de Rondônia
Secretaria de Estado da Educação
Escola Estadual de Ensino Médio Prof. João Bento da Costa.
Rua das Camélias, 5301. Bairro Jardim Eldorado. CEP 78919340 fone: (69)3210-0244
Disciplina:Filosofia
Turma:1ª série do Ensino Médio Regular
Turno:Matutino
Carga horária semanal:Duas aulas
Professor:José Cícero gomes

Objetivos
Discutir a importância da filosofia na construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana, a partir da conscientização do discente de que o uso dos conhecimentos filosóficos e o hábito de pensar podem intervir positivamente no processo de construção da realidade social de cada indivíduo. Refletir sobre o pragmatismo filosófico e sua busca pela verdade.
Ementa
É imprescindível a construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana. O ensino de filosofia no ensino médio regular se faz necessário pela propriedade e abrangência sócio-política que pode ser capaz de produzir consciência de natureza econômica, ambiental que leva o individua a intervir de formar positiva no contexto social, desde que o aluno compreenda que se faz necessário aprender a pensar para poder repensar o mundo em que estamos inseridos, só saberá utilizar conhecimento filosóficos e 0 conhecimentos das demais ciências para intervir em sua própria realidade social quando se torna um amante do conhecimento.
Programa
· Conteúdo programático
Parte 1 – Introdução a filosofia 1.1 – O que é filosofia? 1.2 – O espanto com as banalidades.1.3 – Os grandes temas da filosofia. 1.4.Todos nós nascemos para ser filosofo. 1.5. A cultura e a aculturação.
1.6. A linguagem e a comunicação Parte 2 – O mito e a filosofia 2.1 – A cultura ocidental é fruto da união das culturas de três pequenos/grandes povos(hebreus,gregos e romanos). 2.2 – Pitágoras, Heráclito, Sócrates, Platão e Aristóteles.2.3 - Modelo logístico discreto: Caos. 2.4 - Estabilidade, soluções periódicas e bifurcações. parte3 – Consciência crítica e filosófica 3.1 – O homem como sistema aberto. 3.2 – Senso comum: o saber das opiniões. 3.3 – O conhecimento. 3.4 – O empirismo. Parte 4 – O racionalismo. 4.1 – O positivismo. 4.2 – O Existencialismo.

Fonte Bibliográfica
COTRIM, Gilberto. Filosofia Temática. Volume único. Editora Saraiva. SP, 2008.

Plano de aula de filosofia da 1ª serie /EJA

Governo do Estado de Rondônia
Secretaria de Estado da Educação
Escola Estadual de Ensino Médio Prof. João Bento da Costa.
Rua da Camélias, 5301. Bairro Jardim Eldorado. CEP 78919340 fone: (69)3210-0244
EMENTA CURRICULAR
Disciplina: Filosofia.
Turnas: 1ª série do EM/EJA.
Turno: Noturno(3º período)
Carga horária semanal: 1 aula (60')
Prof.: José Cícero Gomes
1. Emetário
É imprescindível a construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana. O ensino de filosofia no ensino médio do ensino de jovens e adultos (EJA) se faz necessário pela propriedade e abrangência sócio-política que é capaz de produzir opiniões e transformações de natureza social, desde que o aluno compreenda aprender a pensar para poder repensar sua própria realidade sócio-política e cultural, só saberá utilizar conhecimento filosóficos e das damais ciências para intervir em sua própria realidade social.
2. Objetivo Geral
Discutir a importância da filosofia na construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana, a partir da conscientização do discente de que o uso dos conhecimentos filosóficos e o hábito de pensar podem intervir positivamente no processo de construção da realidade social de cada indivíduo. Refletir sobre o pragmatismo filosófico e sua busca pela verdade.
3. Objetivo Específico
* Explicar a importância da filosofia na construção de novas metalidades;
* Reconhecer que tudas as ciências surgiram de uma origem comum a filosofia;
* Certificar-se do domínio do conteúdo aplicado em cada aula;
* Salientar que o discente tem que aprender que se faz necessário o hábito de ler e refletir para podermos aprender filosofia;
* Comentar sobre a influência da filosofia nas mudanças sócio-politica, econômica e cultural ocorridas nas nações ocidentais longo da história.
4. Estratégias
Aulas expositivas, trabalhos em grupos e individual, pesquisas bibliográficas...
5. Recursos didáticos
Data show, tv, vídeo cassete, dvd player, filmes (documentários), revistas,...
6 Tipos de avaliações
* quntitativa e qualitativa.
7. Indicadores de avaliação
*Assiduidade, participação, interesse, comportamento, trabalho em grupo e individual.
8. Pontuação atribuída ao discente pelas avaliações
* 6,0 dividido em dois trabalhos de peso 3,0 pontos de natureza qualitativos, 4,0 de uma única avaliação bimestral somando tez pontos por bimestre.
9. Conteúdo do primeiro bimestre
* Introdução a filosofia: o que é filosofia?, de que se ocupa a filosofia e porque precisamos estudar filosofia. ainda na introdução, o que são banalidades? E o espanto com as banalidades e a descobertar de um admirável mundo novo.
* O mito e a filosofia.
* Todos nós nascemos para ser filosofo.
* A cultura e a aculturação.
* A lingugem e a comunicação
10. Conteúdo dosegundo bimestre
* A razão.
* A dialética.
* As ideológias.
* A relatividade da verdade.
* O positivismo no Brasil.
11. Fonte bibliográfica
COTRIM, Gilberto. Filosofia Temática. Volume único. Editora Saraiva. SP, 2008.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Plano de aula de história de RO.

Governo do Estado de Rondônia
Secretaria de Estado da Educação
Escola Estadual de Ensino Médio Prof. João Bento da Costa.
Rua da Camélias, 5301. Bairro Jardim Eldorado. CEP 78919340 fone: (69)3210-0244
EMENTA CURRICULAR
Disciplina: História de RO.
Turnas: 3ª séria do EM/EJA.
Turno: Noturno(3º período)
Carga horária semanal: 1 aula (60')
Prof.: José Cícero Gomes
1. Emetário
É imprescindível a construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana. O ensino de história regional (Rondônia) no ensino médio do ensino de jovens e adultos (EJA) se faz necessário pela propriedade e abrangência sócio-política que é capaz de produzir opiniões e transformações de natureza social, desde que o aluno descubra e compreenda os fatos e os contextos vividos por seus antepassados, e saiba comparar com o seu presente e daí retire o conhecimento necessário para intervir em sua própria realidade social.
2. Objetivo Geral
Discutir a importância da História regional (Rondônia) na construção coletiva de huma nova proposta de sociedade humana no mundo amazônico, a patir da conscientização de que o uso do conhecimento histórico porde intervir positivamente no processo de construção da realidade social de cada indivíduo, e de nossa sociedade rondoniense como um todo. Refeletir sobre a construção da historiografia do Estado de Rondônia, além de promover o embater com a realidade e o consequüente desdobramento de nossa hitória regional.
3. Objetivo Específico
* Explicar a realidae histórica das fontes, dos fatos e dos fenômenos sociais, políticos, econômicos e culturais do Estado de Rondônia;
* Reconhecer que tudo é histórico, logo relativo pode ser mudado;
* Certificar-se do domínio do conteúdo aplicado em cada aula;
* Salientar que o discente tem que aprender que se faz necessário o hábito da leitura para podermos aprender história;
* Comentar sobre a importância da história regional em concursos públicos e nos vestibulares.
4. Estratégias
Aulas expositivas, trabalhos em grupos e individual, pesquisas bibliográficas...
5. Recursos didáticos
Data show, tv, vídeo cassete, dvd player, filmes (documentários), revistas,...
6 Tipos de avaliações
* quntitativa e qualitativa.
7. Indicadores de avaliação
*Assiduidade, participação, interesse, comportamento, trabalho em grupo e individual.
8. Pontuação atribuída ao discente pelas avaliações
* 6,0 dividido em dois trabalhos de peso 3,0 pontos de natureza qualitativos, 4,0 de uma única avaliação bimestral somando tez pontos por bimestre.
9. Conteúdo do primeiro bimestre
* A colonização do Madeira/Guaporé no século XVIII(a descoberta do ouro, a conquista do Guaporé, a sociedade mineradora guaporeana, o comércio monçoeiro, a pecuária,...).
* Os ciclos da borracha.
* A questão acreana e a construção da EFMM.
* Farquhar, a EFMM e a ciração de Porto velho.
10. Conteúdo dosegundo bimestre
* A comissão Rondon e a linha telegrafica.
* O território Federal do Guaporé.
* Aluízo Ferreira, o território federal de Rondônia e a nacionalização da EFMM.
* A BR 364, a criação do Estado de Rondônia e a colonização recente (INCRA)
* Rondônia hoje e as questões ambientais.
11. Fonte bibliográfica
TEIXEIRA, Marco;FONSECA, Dante. História Regional ( Rondônia ). Editora Rondoniana, Porto Velho, 2000.

Dicas do professor para os alunos do EJA


Em minha aulas o diálogo é a melhor saída.



Busco fazer valer o bom senso na relação professor-aluno e no processo ensino-aprendizagem, qualquer problema em sala é viável resolver in locu. Só no caso de desrespeito e agreções é que se faz necessário que as medidas sejam de acordo com o rigor da lei. Vivemos em uma sociedade cidadã, todos nós temos direitos e deveres. Não importa se somos professores ou alunos, temos que respeitamos o limite do outro. Nosso desafio será covirvermos em harnonia e aprender a importância da história de Rondônia em nossas vidas, dentro da história de Rondônia o desafio maior é fazer o aluno comprender o contexto histórico vivido por aqueles que aqui estiveram antes de nós, para que possam intervir em sua própria realidade subvertendo a ordem imposta pelos sistema, e repensado sua própria história.

*Sobre as aulas de História de Rondônia nas 3ª séries do EJA neste 1º semestre de 2009:
O prof.Cícero irá leciona história de RO do 3ª "a" ao 3ª "h". A carga horaria semanal é de 60' ou seja de 1 hora. As avaliaçoes seram as seguintes: três qualitativas valendo 2,0 cada e uma quatitativa valendo 4,o.


EMETA

É imprescindível a construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana. O ensino de história regional (Rondônia) no ensino médio do ensino de jovens e adultos (EJA) se faz necessário pela propriedade e abrangência sócio-política que é capaz de produzir opiniões e transformações de natureza social, desde que o aluno descubra e compreenda os fatos e os contextos vividos por seus antepassados, e saiba comparar com o seu presente e daí retire o conhecimento necessário para intervir em sua própria realidade social.

Só ensina de verdade quando se consegue aprender...


A experiência adquirida a cada desafio ao longo de uma vida de docência e o que nos ajuda a evoluirmos e a aprendermos a importância de auto-avaliármos a nossa práxis em sala de aula.
E indetificar os pontos que precisam ser melhorados. Mas é sabido que nem sempre isto é uma tarefa fácil de ser realizada. Foi a partir desta consciência que foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio João Bento da costa a semana pedagógica do dia 16 a 27 de fevereiro, nos três turnos. O tema da semana pedagógica foi saberes meios e razões para viver. Na quelas horas de palestras, debates e construção de emetas foi salientado a importância de se conhecer o PCNs e o prjoto político-pedagógico da escola, também foi enfatisado a importância do trabalho em equipe e por áreas de conhecimentos. foi inforcado pelo nosso gesto professor Suamy a importância social do projeto terceirão como instrumento de inclusão.