Plano de aula de filosofia
Governo do Estado de Rondônia
Secretaria de Estado da Educação
Escola Estadual de Ensino Médio Prof. João Bento da Costa.
Rua das Camélias, 5301. Bairro Jardim Eldorado. CEP 78919340 fone: (69)3210-0244
Governo do Estado de Rondônia
Secretaria de Estado da Educação
Escola Estadual de Ensino Médio Prof. João Bento da Costa.
Rua das Camélias, 5301. Bairro Jardim Eldorado. CEP 78919340 fone: (69)3210-0244
Disciplina:Filosofia
Turma:1ª série do Ensino Médio Regular
Turno:Matutino
Carga horária semanal:Duas aulas
Professor:José Cícero gomes
Objetivos
Discutir a importância da filosofia na construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana, a partir da conscientização do discente de que o uso dos conhecimentos filosóficos e o hábito de pensar podem intervir positivamente no processo de construção da realidade social de cada indivíduo. Refletir sobre o pragmatismo filosófico e sua busca pela verdade.
Ementa
É imprescindível a construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana. O ensino de filosofia no ensino médio regular se faz necessário pela propriedade e abrangência sócio-política que pode ser capaz de produzir consciência de natureza econômica, ambiental que leva o individua a intervir de formar positiva no contexto social, desde que o aluno compreenda que se faz necessário aprender a pensar para poder repensar o mundo em que estamos inseridos, só saberá utilizar conhecimento filosóficos e 0 conhecimentos das demais ciências para intervir em sua própria realidade social quando se torna um amante do conhecimento.
Programa
· Conteúdo programático
Parte 1 – Introdução a filosofia 1.1 – O que é filosofia? 1.2 – O espanto com as banalidades.1.3 – Os grandes temas da filosofia. 1.4.Todos nós nascemos para ser filosofo. 1.5. A cultura e a aculturação.
1.6. A linguagem e a comunicação Parte 2 – O mito e a filosofia 2.1 – A cultura ocidental é fruto da união das culturas de três pequenos/grandes povos(hebreus,gregos e romanos). 2.2 – Pitágoras, Heráclito, Sócrates, Platão e Aristóteles.2.3 - Modelo logístico discreto: Caos. 2.4 - Estabilidade, soluções periódicas e bifurcações. parte3 – Consciência crítica e filosófica 3.1 – O homem como sistema aberto. 3.2 – Senso comum: o saber das opiniões. 3.3 – O conhecimento. 3.4 – O empirismo. Parte 4 – O racionalismo. 4.1 – O positivismo. 4.2 – O Existencialismo.
Fonte Bibliográfica
COTRIM, Gilberto. Filosofia Temática. Volume único. Editora Saraiva. SP, 2008.
Turma:1ª série do Ensino Médio Regular
Turno:Matutino
Carga horária semanal:Duas aulas
Professor:José Cícero gomes
Objetivos
Discutir a importância da filosofia na construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana, a partir da conscientização do discente de que o uso dos conhecimentos filosóficos e o hábito de pensar podem intervir positivamente no processo de construção da realidade social de cada indivíduo. Refletir sobre o pragmatismo filosófico e sua busca pela verdade.
Ementa
É imprescindível a construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana. O ensino de filosofia no ensino médio regular se faz necessário pela propriedade e abrangência sócio-política que pode ser capaz de produzir consciência de natureza econômica, ambiental que leva o individua a intervir de formar positiva no contexto social, desde que o aluno compreenda que se faz necessário aprender a pensar para poder repensar o mundo em que estamos inseridos, só saberá utilizar conhecimento filosóficos e 0 conhecimentos das demais ciências para intervir em sua própria realidade social quando se torna um amante do conhecimento.
Programa
· Conteúdo programático
Parte 1 – Introdução a filosofia 1.1 – O que é filosofia? 1.2 – O espanto com as banalidades.1.3 – Os grandes temas da filosofia. 1.4.Todos nós nascemos para ser filosofo. 1.5. A cultura e a aculturação.
1.6. A linguagem e a comunicação Parte 2 – O mito e a filosofia 2.1 – A cultura ocidental é fruto da união das culturas de três pequenos/grandes povos(hebreus,gregos e romanos). 2.2 – Pitágoras, Heráclito, Sócrates, Platão e Aristóteles.2.3 - Modelo logístico discreto: Caos. 2.4 - Estabilidade, soluções periódicas e bifurcações. parte3 – Consciência crítica e filosófica 3.1 – O homem como sistema aberto. 3.2 – Senso comum: o saber das opiniões. 3.3 – O conhecimento. 3.4 – O empirismo. Parte 4 – O racionalismo. 4.1 – O positivismo. 4.2 – O Existencialismo.
Fonte Bibliográfica
COTRIM, Gilberto. Filosofia Temática. Volume único. Editora Saraiva. SP, 2008.
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