Governo do Estado de Rondônia
Secretaria de Estado da Educação
Escola Estadual de Ensino Médio Prof. João Bento da Costa.
Rua da Camélias, 5301. Bairro Jardim Eldorado. CEP 78919340 fone: (69)3210-0244
Secretaria de Estado da Educação
Escola Estadual de Ensino Médio Prof. João Bento da Costa.
Rua da Camélias, 5301. Bairro Jardim Eldorado. CEP 78919340 fone: (69)3210-0244
EMENTA CURRICULAR
Disciplina: Filosofia.
Turnas: 1ª série do EM/EJA.
Turno: Noturno(3º período)
Carga horária semanal: 1 aula (60')
Prof.: José Cícero Gomes
Disciplina: Filosofia.
Turnas: 1ª série do EM/EJA.
Turno: Noturno(3º período)
Carga horária semanal: 1 aula (60')
Prof.: José Cícero Gomes
1. Emetário
É imprescindível a construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana. O ensino de filosofia no ensino médio do ensino de jovens e adultos (EJA) se faz necessário pela propriedade e abrangência sócio-política que é capaz de produzir opiniões e transformações de natureza social, desde que o aluno compreenda aprender a pensar para poder repensar sua própria realidade sócio-política e cultural, só saberá utilizar conhecimento filosóficos e das damais ciências para intervir em sua própria realidade social.
2. Objetivo Geral
Discutir a importância da filosofia na construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana, a partir da conscientização do discente de que o uso dos conhecimentos filosóficos e o hábito de pensar podem intervir positivamente no processo de construção da realidade social de cada indivíduo. Refletir sobre o pragmatismo filosófico e sua busca pela verdade.
3. Objetivo Específico
* Explicar a importância da filosofia na construção de novas metalidades;
* Reconhecer que tudas as ciências surgiram de uma origem comum a filosofia;
* Certificar-se do domínio do conteúdo aplicado em cada aula;
* Salientar que o discente tem que aprender que se faz necessário o hábito de ler e refletir para podermos aprender filosofia;
* Comentar sobre a influência da filosofia nas mudanças sócio-politica, econômica e cultural ocorridas nas nações ocidentais longo da história.
4. Estratégias
Aulas expositivas, trabalhos em grupos e individual, pesquisas bibliográficas...
5. Recursos didáticos
Data show, tv, vídeo cassete, dvd player, filmes (documentários), revistas,...
6 Tipos de avaliações
* quntitativa e qualitativa.
7. Indicadores de avaliação
*Assiduidade, participação, interesse, comportamento, trabalho em grupo e individual.
8. Pontuação atribuída ao discente pelas avaliações
* 6,0 dividido em dois trabalhos de peso 3,0 pontos de natureza qualitativos, 4,0 de uma única avaliação bimestral somando tez pontos por bimestre.
9. Conteúdo do primeiro bimestre
* Introdução a filosofia: o que é filosofia?, de que se ocupa a filosofia e porque precisamos estudar filosofia. ainda na introdução, o que são banalidades? E o espanto com as banalidades e a descobertar de um admirável mundo novo.
* O mito e a filosofia.
* Todos nós nascemos para ser filosofo.
* A cultura e a aculturação.
* A lingugem e a comunicação
10. Conteúdo dosegundo bimestre
* A razão.
* A dialética.
* As ideológias.
* A relatividade da verdade.
* O positivismo no Brasil.
11. Fonte bibliográfica
COTRIM, Gilberto. Filosofia Temática. Volume único. Editora Saraiva. SP, 2008.
É imprescindível a construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana. O ensino de filosofia no ensino médio do ensino de jovens e adultos (EJA) se faz necessário pela propriedade e abrangência sócio-política que é capaz de produzir opiniões e transformações de natureza social, desde que o aluno compreenda aprender a pensar para poder repensar sua própria realidade sócio-política e cultural, só saberá utilizar conhecimento filosóficos e das damais ciências para intervir em sua própria realidade social.
2. Objetivo Geral
Discutir a importância da filosofia na construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana, a partir da conscientização do discente de que o uso dos conhecimentos filosóficos e o hábito de pensar podem intervir positivamente no processo de construção da realidade social de cada indivíduo. Refletir sobre o pragmatismo filosófico e sua busca pela verdade.
3. Objetivo Específico
* Explicar a importância da filosofia na construção de novas metalidades;
* Reconhecer que tudas as ciências surgiram de uma origem comum a filosofia;
* Certificar-se do domínio do conteúdo aplicado em cada aula;
* Salientar que o discente tem que aprender que se faz necessário o hábito de ler e refletir para podermos aprender filosofia;
* Comentar sobre a influência da filosofia nas mudanças sócio-politica, econômica e cultural ocorridas nas nações ocidentais longo da história.
4. Estratégias
Aulas expositivas, trabalhos em grupos e individual, pesquisas bibliográficas...
5. Recursos didáticos
Data show, tv, vídeo cassete, dvd player, filmes (documentários), revistas,...
6 Tipos de avaliações
* quntitativa e qualitativa.
7. Indicadores de avaliação
*Assiduidade, participação, interesse, comportamento, trabalho em grupo e individual.
8. Pontuação atribuída ao discente pelas avaliações
* 6,0 dividido em dois trabalhos de peso 3,0 pontos de natureza qualitativos, 4,0 de uma única avaliação bimestral somando tez pontos por bimestre.
9. Conteúdo do primeiro bimestre
* Introdução a filosofia: o que é filosofia?, de que se ocupa a filosofia e porque precisamos estudar filosofia. ainda na introdução, o que são banalidades? E o espanto com as banalidades e a descobertar de um admirável mundo novo.
* O mito e a filosofia.
* Todos nós nascemos para ser filosofo.
* A cultura e a aculturação.
* A lingugem e a comunicação
10. Conteúdo dosegundo bimestre
* A razão.
* A dialética.
* As ideológias.
* A relatividade da verdade.
* O positivismo no Brasil.
11. Fonte bibliográfica
COTRIM, Gilberto. Filosofia Temática. Volume único. Editora Saraiva. SP, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário