sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Plano de aula de história de RO.

Governo do Estado de Rondônia
Secretaria de Estado da Educação
Escola Estadual de Ensino Médio Prof. João Bento da Costa.
Rua da Camélias, 5301. Bairro Jardim Eldorado. CEP 78919340 fone: (69)3210-0244
EMENTA CURRICULAR
Disciplina: História de RO.
Turnas: 3ª séria do EM/EJA.
Turno: Noturno(3º período)
Carga horária semanal: 1 aula (60')
Prof.: José Cícero Gomes
1. Emetário
É imprescindível a construção coletiva de uma nova proposta de sociedade humana. O ensino de história regional (Rondônia) no ensino médio do ensino de jovens e adultos (EJA) se faz necessário pela propriedade e abrangência sócio-política que é capaz de produzir opiniões e transformações de natureza social, desde que o aluno descubra e compreenda os fatos e os contextos vividos por seus antepassados, e saiba comparar com o seu presente e daí retire o conhecimento necessário para intervir em sua própria realidade social.
2. Objetivo Geral
Discutir a importância da História regional (Rondônia) na construção coletiva de huma nova proposta de sociedade humana no mundo amazônico, a patir da conscientização de que o uso do conhecimento histórico porde intervir positivamente no processo de construção da realidade social de cada indivíduo, e de nossa sociedade rondoniense como um todo. Refeletir sobre a construção da historiografia do Estado de Rondônia, além de promover o embater com a realidade e o consequüente desdobramento de nossa hitória regional.
3. Objetivo Específico
* Explicar a realidae histórica das fontes, dos fatos e dos fenômenos sociais, políticos, econômicos e culturais do Estado de Rondônia;
* Reconhecer que tudo é histórico, logo relativo pode ser mudado;
* Certificar-se do domínio do conteúdo aplicado em cada aula;
* Salientar que o discente tem que aprender que se faz necessário o hábito da leitura para podermos aprender história;
* Comentar sobre a importância da história regional em concursos públicos e nos vestibulares.
4. Estratégias
Aulas expositivas, trabalhos em grupos e individual, pesquisas bibliográficas...
5. Recursos didáticos
Data show, tv, vídeo cassete, dvd player, filmes (documentários), revistas,...
6 Tipos de avaliações
* quntitativa e qualitativa.
7. Indicadores de avaliação
*Assiduidade, participação, interesse, comportamento, trabalho em grupo e individual.
8. Pontuação atribuída ao discente pelas avaliações
* 6,0 dividido em dois trabalhos de peso 3,0 pontos de natureza qualitativos, 4,0 de uma única avaliação bimestral somando tez pontos por bimestre.
9. Conteúdo do primeiro bimestre
* A colonização do Madeira/Guaporé no século XVIII(a descoberta do ouro, a conquista do Guaporé, a sociedade mineradora guaporeana, o comércio monçoeiro, a pecuária,...).
* Os ciclos da borracha.
* A questão acreana e a construção da EFMM.
* Farquhar, a EFMM e a ciração de Porto velho.
10. Conteúdo dosegundo bimestre
* A comissão Rondon e a linha telegrafica.
* O território Federal do Guaporé.
* Aluízo Ferreira, o território federal de Rondônia e a nacionalização da EFMM.
* A BR 364, a criação do Estado de Rondônia e a colonização recente (INCRA)
* Rondônia hoje e as questões ambientais.
11. Fonte bibliográfica
TEIXEIRA, Marco;FONSECA, Dante. História Regional ( Rondônia ). Editora Rondoniana, Porto Velho, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário